www.jantarentreamigos.50megs.com - ELENCO

 

GABRIEL

JOÃO LAGARTO nasceu em 1954. Frequentou o Curso de Formação de Actores do Conservatório Nacional nos anos de 1972/73/74. Estreia-se no Parque Mayer, ao lado de Ivone Silva, José de Castro, Herman José, Nicolau Breyner e Aida Baptista, na revista Uma no Cravo e Outra na Ditadura. Em 1975 integra o elenco fundador do Centro Cultural de Évora, onde fará entre outras a peça O Sr. Puntilla e o Seu Criado Matti na encenação de Mário Barradas. No início dos anos 80 funda o grupo Maizum onde, sob a direcção de Adolfo Gutkin representa a peça Dracula's Concert e O Amante de Harold Pinter. Em 1986 é um dos fundadores do grupo de teatro Alta Recreação que durante dois anos se dedicou ao Teatro de Rua. Aí irá adaptar e encenar O Malhadinhas de Aquilino Ribeiro. Faz parte do elenco inicial do Teatro da Malaposta, onde representa em peças como A Floresta de Ostrowsky, Comédias do Ilustre Amigo a partir de Almeida Garrett e Sonho de Uma Noite de Verão. Em 1995, integrado no elenco do Teatro Nacional, representa a peça Os Jornalistas, e a Morte e a Donzela. Em 98 encena e interpreta com Susana Borges a peça Nós na Garganta de Howard Carter. Em 2000 encena a peça Alarmes e Excursões de Michael Frayn. Em Cinema começa em 1978 no filme "Histórias Selvagens", seguem-se Morte de Um Homem, Uma Borboleta na Gaiola, Sinais de Fogo, e Adeus Pai. Na televisão destacam-se:"A Banqueira do Povo" "Os Lobos" e "Não És Homem Não És Nada". Participou, como responsável pela área de teatro, no lançamento da Escola de Circo - Chapitô. Foi professor de interpretação no IFICT.

MONICA CALLE, nasceu em 1966. Fez o Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. No Teatro da Cornucópia entrou em: As Três Irmãs, Auto da Feira. Entrou ainda em Moderato Cantabile e Germania. Na Casa Conveniente fez como actriz: A Virgem Doida, A Menina Júlia e interpretou e encenou: Os Paraísos do Caminho Vazio, Os Dias Que Nos Dão, O Bar da Meia-noite, Jogos de Noite. Encenou ainda Crónicas de António Lobo Antunes. Recebeu o Prémio de Melhor Interpretação Feminina do ano de 1992, com o espectáculo A Virgem Doida Recebeu o Prémio Sete de Ouro Revelação de Teatro no ano de 1993. Participou em filmes de Raul Ruíz, João Botelho e Luís Fonseca.

CLARA

CRISTINA CARVALHAL, nasceu em Lisboa em 1966. Em 1987 finaliza o Curso de teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema. No mesmo ano "A Dama do Maxim's" no Teatro Aberto. Desde então "A Rua", "Happy End", "O Suicidário", "O Hotel da Belavista", "Um Sabor a Mel", "Opera dos Três Vinténs", "Top Girls", "As Balcantes", "Odeio Hamlet", "Novos Confessionários","Danças a um Deus Pagão", "Um Vestido para 5 Mulheres", "Elanor Marx" entre outros. Em cinema entrou em filmes como: "A Mala de Cartão" "Le Jour du Serpent", "Uma Cidade Qualquer", "Sinais de Fogo", "Adão e Eva", "Attends-moi", "2 Dragões", e já em 2000 entrou no último filme que está a ser realizado por Leonel Vieira "A Bomba". Em televisão destacam-se "Na Paz dos Anjos", "Desencontros", "Senhores Doutores", "Jornalistas". Em 1989 foi vencedora do Prémio Revelação - Teatro - "Sete" em Romeu e Julieta e em 1993 vencedora do Prémio Interpretação - Feminina - Teatro - "Sete" em "Um Sabor a Mel".

JOÃO

VIRGÍLIO CASTELO, Nasceu em Lisboa, 1953. Formou-se na Escola Superior de Arte Dramática da Universidade de Estrasburgo, que frequentou como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estreou-se no Teatro Musicado em 1974 com "Pides na Grelha" no Teatro Adoque. Fez ainda Teatro Infantil, Teatro de Marionetas, Comédias: "O Conde Barão", "Sonho de Uma Noite de Verão", "A Dama do Maxime", "O Ensaio". Tragédias: "Electra ou a Queda das Máscaras", "Dinis e Isabel". Dramas: "Woyzeck", "Hedda Gabbler", "A Severa", "A Rua", "Vincent", "Duas Semanas com o Presidente", "Quase". Encenou: "Quem Tramou o Comendador?" no Teatro Maria Matos. Em televisão fez dobragens, foi apresentador, e como actor entrou entre outras em: "Vila Faia", "Origens," "A Quinta do 2", "Humor de Perdição", "Passerelle", "O Mandarim", "Roseira Brava", "Filhos do Vento","A Grande Aposta", "Todo o Tempo do Mundo". Fez Direcção de Actores: "Marina, Marina", "Os Lobos", "A Lenda da Garça". Fez ainda Direcção Geral para: "Todo o Tempo do Mundo", "Cruzamentos", "Capitão Roby", "Ajuste de Contas", "Jardins Proibidos". No cinema o seu último filme foi "Camarate" de Luís Filipe Rocha.